terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Entrevista com César Montes * Os Irredentos

ENTREVISTA COM CESAR MONTES
Como foi minha captura ilegal no México


Das perguntas semanais
Por César Montes / Da prisão na Guatemala

Em 12 de outubro de 2021, foi detido ilegalmente no México e transferido sob sequestro para a Guatemala. Preso injustamente e condenado a 175 anos de prisão, César Montes é o último guerrilheiro revolucionário do século XX. Chegam assinaturas de diversos países do mundo pedindo ao sistema de justiça guatemalteco que reveja a sua situação e o liberte. Enquanto isso, ele escreve desde seu confinamento e PERGUNTAS publica suas memórias e reflexões que desafiam criticamente uma sociedade que não consegue reagir ao ataque da direita. Aqui está sua vigésima terceira entrega, quando esteve preso em uma prisão comum por mais de três anos, aos 83 anos. (Nota do editor)

Já foi dito que na política há momentos. Você os pega ou os deixa passar. Você perde se fizer o último. Este é o momento de lembrar aos meus leitores a forma como fui destituído do asilo como perseguido politicamente que já havia processado no México.

Como pano de fundo, quero afirmar que meu pai era muito mexicano, tenho dois filhos mexicanos e uma filha mexicana, pelo que tenho direito à nacionalidade mexicana.

Devo também afirmar, em primeiro lugar, que qualquer detenção ilegal determina que tudo o que dela se segue é consequentemente ilegal. Não tem validade alguma. Qualquer acusação, processo ou condenação não tem valor jurídico.

Minha primeira entrevista foi com o diretor do escritório de direitos humanos do Ministério do Interior, Alejandro Encinas, que eu já conhecia e após uma recepção cordial ele me encaminhou para a Comissão Mexicana de Ajuda aos Refugiados COMAR onde fui bem recebido, conduzindo a primeira entrevista obrigatória.Comprometeram-se a obter a documentação do nascimento do meu pai no início do século XX. Foi adiado por questões de burocracia lenta e pesada, finalmente apoiei com um amigo que se dedicou a pesquisar os arquivos e localizar a certidão de nascimento do meu falecido pai.

Comecei a escrever a autobiografia ficcional a pedido do Fundo de Cultura Económica, onde o meu amigo íntimo Paco Taibo se dignou a ceder-me o seu escritório no edifício Rosario Castellanos, onde ia diariamente escrever no Mac que ele me deu. Às vezes eu sentia que estava sendo seguido e parei para tentar encarar e identificar quem estava fazendo isso, mas os assassinos são sempre covardes que atacam pessoas de confiança. Não conseguindo identificar se eram meus instintos de autopreservação ou algo real, descartei. Parecia-me impossível que os tentáculos do pacto corrupto guatemalteco chegassem à Cidade do México.

Viajei para Acapulco, Guerrero, para atender ao pedido do Presidente Municipal daquele porto de me contratar para assessorar nos aspectos de segurança no combate ao crime comum que afetava o turismo e os pequenos negócios naquele porto. Fiquei no hotel à beira-mar que havia reservado. Bem cedo pela manhã caminhei pela praia para ver o nascer do sol com um nascer do sol espetacular. Ao retornar ao hotel tomamos um farto e farto buffet de café da manhã e seguimos para a entrevista com um amigo próximo, ex-representante federal do Congresso Mexicano com quem compartilhei a Comissão de Concórdia e Pacificação do México para evitar novos confrontos com os zapatistas . Saímos do hotel e nos cumprimentamos. Naquele momento, um único e solitário funcionário do Instituto Mexicano de Imigração (INM) me pediu para verificar minha situação imigratória no estacionamento, local que me pareceu impróprio e eu lhe disse: “Com prazer, mas vamos ao seu escritório.” Ele concordou e me convidou para entrar em seu veículo com ele. Pareceu-me estranho que quando partimos, três veículos da Marinha Mexicana apareceram com 5 soldados cada e nos seguiram. Me acalmei lembrando que a Imigração ficava em frente ao quartel da Marinha. Então nunca soube que era uma prisão, não foi ingenuidade, era impossível imaginar que esse grau de corrupção ainda existisse no México. Eram edifícios governamentais e funcionários. Tudo tinha que ser absolutamente legal. Confirmei amplamente a minha condição de refugiado político, eles disseram que tinham que verificar a autenticidade desses documentos e eu disse que deveriam fazê-lo. Disseram que só poderiam fazer isso na Cidade do México e que também era fundamental que viajássemos para lá porque havia uma restrição para refugiados que não deveriam viajar para o interior da república e por isso tiveram que me levar ao COMAR na capital cidade da república. .

Atrasaram deliberadamente minha saída do porto para me avisar que viajaríamos à noite. Ele estava de calção de banho e tênis aquático. Eles me ajudaram com água e comida, um deles até teve pena de mim, me deu calças e luvas para o frio da Cidade do México. Quando saí, percebi que os 15 marinheiros fortemente armados ainda me vigiavam e, sobretudo, que o veículo onde me colocaram estava barrado. Eu ainda me recusava a acreditar que fosse um ato criminoso. Imaginei uma confusão que seria esclarecida na cidade. Minha família, ciente da situação, pensou que como saímos de Acapulco na sexta-feira à noite, na segunda-feira eles poderiam me ver e conseguir minha liberdade.

Na verdade, fui levado ao aeroporto Benito Juarez, onde fui colocado em uma sala fechada junto com várias mulheres colombianas, detidas por presunção de praticar o que todos imaginam dos cidadãos daquele país, algumas equatorianas e um casal de mulheres venezuelanas, e todos eles seriam deportados. Lá comecei a exigir que não fosse deportado porque minha vida estava em perigo e porque provavelmente seria preso. Não consegui me aproximar dos marinheiros que não me deixaram mais e quando me aproximei deles apontaram as armas para mim e recuaram, mantendo distância. Alguns deles me confessaram que foram avisados ​​de que ele era capaz de arrancar-lhes a traqueia com os dedos. Tal mentira me fez rir alto. Eles não mudaram de atitude. Recusei-me a entrar em um avião comercial chutando e enroscando as algemas que haviam sido colocadas em mim em um dos corrimãos. Eles optaram por me devolver à separação e prepararam outra forma de minha expulsão ilegal. Exigi que me mostrassem a ordem de deportação e ordenaram-me que permanecesse em silêncio. Que me levassem para Tapachula e me entregassem ao INM de lá para reiniciar meu processo de asilo. Falsidade que eu disse a eles era impossível, eles não poderiam fazer isso. Levaram-me pela Rua Hangares, fora mas paralela à pista, para entrar novamente no setor de aeronaves privadas, onde me obrigaram a embarcar em um jato executivo da PGN (Procuradoria-Geral da República). Resisti com chutes e eles me espancaram, me colocaram no avião e fugiram em direção a Tapachula. De lá cruzaram a ponte internacional e me entregaram às autoridades do Ministério do Interior da Guatemala. Em nenhum momento houve alguém da INTERPOL como foi falsamente afirmado. Nunca houve pedido de extradição nem aceitação desse pedido inexistente. Mas fui falsamente acusado e preso injustamente durante 3 anos da minha vida, apesar de ser inocente e ser uma pessoa idosa. Neste momento completo 82 anos no dia 20 de março deste ano. Sou o preso político mais velho privado de liberdade no centro de detenção penal masculino e feminino do quartel militar Mariscal Zavala. Estou preso pela vontade política e capricho do ex-Presidente Giammattei, que foi condenado internacional e nacionalmente pela sua corrupção insultuosa e violação de todas as leis, por não ter independência de poderes, mas sim sujeição às suas ordens e caprichos.

Não há razão para que essa vontade política, essa obstinação, essa vingança política contra mim seja mantida pelo atual presidente Bernardo Arévalo, que substituiu o ex-presidente mais corrupto e desastroso da história.

EXIJO MINHA LIBERDADE IMEDIATA PORQUE FUI SEQUESTRADO POR UMA GANGUE DE CRIMINOSOS MEXICANOS PAGA PELOS GOVERNANTES DO NARCO CRIMINAL DA GUATEMALA, ZOMBANDO DAS AUTORIDADES MEXICANAS E DO DIREITO AO ASILO QUE JÁ TINHA.
OS IRREDENTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário